A chuva e a temperatura de 20 graus foram os grandes adversários para os cerca de 600 triatletas que participaram neste domingo, dia 20 de março, em Santos (SP), da primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon, a principal e mais tradicional disputa do gênero na América do Sul. Em sua 21ª temporada, o evento reuniu, mais uma vez, o que há de melhor na modalidade no país entre profissionais e a amadores. Destaque para o goiano Santiago Ascenço e a campineira Vanessa Gianinni, que já começaram a buscar o campeonato de 2011, ao vencerem a disputa deste domingo.
Campeão em 2006, Santiago fez uma prova de recuperação para completar o triatlo em primeiro lugar com o tempo de 1h49min23seg, já que ficou atrás do santista Fred Monteiro (vice-colocado) na natação e no ciclismo. "Com a chuva, a pista estava muito escorregadia, então fiquei mais lento, mais cauteloso. Só na corrida que consegui tirar a diferença. Tenho certeza que 2011 será uma boa temporada. O meu foco é o Ironman e estou me preparando em Goiânia para a competição", revelou o triatleta.
Já Fred, que liderou a competição até o ciclismo, também sentiu a mudança de clima e temperatura. "Senti muita dificuldade com a umidade. Mas, sem dúvida, o ciclismo foi o maior obstáculo na prova de hoje. De qualquer forma, estou feliz com o resultado e com o meu desempenho", explicou Fredinho que completou a disputa em 1h50min27seg.
Entre as mulheres, a chuva também foi a grande rival. Campeã em 2009, Vanessa Gianinni, que chegou a derrapar durante o ciclismo, precisou de 2h03min36seg para garantir seus primeiros pontos na temporada 2011. "Foi uma prova complicada e só consegui abrir um bom tempo da Fernanda (Garcia, que ficou com a vice-colocação) na corrida. O importante foi começar pontuando e treinando para as próximas etapas".
A santista Fernanda Garcia enfrentou as mesmas dificuldades do seu conterrâneo Fred Monteiro. "Fui a primeira a sair da água e tentei manter a atenção nas curvas durante a bike, mas acabei perdendo a liderança para Vanessa, que veio forte na corrida", explicou a segunda colocada com o tempo de 2h07min30seg e que será um dos destaques este ano dos Jogos Mundiais Militares, em junho, no Rio de Janeiro (RJ).
Confira os vencedores da categoria Elite:
Masculino
1) Santiago Ascenço, 1h49min23seg
2) Fred Monteiro, 1h50min27seg
3) Danilo Pimentel, 1h50min47seg
4) Antonio Manssur Filho, 1h51min37seg
5) Guto Antunes, 1h51min54seg
Feminino
1) Vanessa Gianinni, 2h03min36seg
2) Fernanda Garcia, 2h07min40seg
3) Carolina Galvão, 2h10min33seg
4) Priscila Rocha, 2h12min55seg
5) Beatriz Neres, 2h14min59seg
Sobre minha Prova:
Desta vez com o clima totalmente diferente da prova anterior. A largada aconteceu às 9h25min, em baixo de muita chuva e um friozinho de arrepiar.
Na natação, apesar dos caldos que tomei na saída do mar para a segunda volta de 750m, foi razoável. Me senti fluindo, mesmo quando o mar empurrava para trás, somente me atrapalhei nas saídas.
Transição, natação-Bike, tudo jóia. Percurso um pouco chato, pelo fato de ter muito buraco no asfalto, e a chuva que não parava, bom eu estava em terceiro lugar, na categoria elite amador, sendo ultrapassada na segunda volta, e perdendo mais uma colocação.
Bike-Corrida, sabia que se conseguisse colocar um passo bom na corrida poderia pegar a terceira colocada. E foi o que aconteceu. E ainda mais, encaixei tão bem a corrida que peguei a segunda colocada. Apesar das bolhas no pé, valeu a pena. Fiquei muito feliz.
Então:
2 lugar na Categoria Geral Elite Amador Feminino:
ALIANE NASCIMENTO DA CRUZ 48 ASICS - SESI SP
SAO CARLOS-SP-BRASIL
Natação: 00:24:45.540
Ciclismo: Vm = 32,38 Km/h - 1h14min07
Corrida: Vm = 4,54 Min/Km - 45min26seg
Tempo Total: 2h24min19seg
Fiquei contente com o resultado desta prova, pois os treinos seguiram normalmente na semana da prova. Como havia falado, o volume de treino esta bem alto, pois estão por vir as provas de longas distâncias, que será o meu foco. Mas sempre lembrando, preciso melhorar muito, em todas as modalidades.
Quero dar os parabéns para toda minha equipe do SESI SÃO PAULO-ASICS. GRANDES ATLETAS, TODOS FORAM MUITO BEM...PARABÉNS.