19 julho 2011

Tour de France #14 - Jelle Vanendert vence com folga



Saint-Gaudens - Plateau de Beille 168km
Com um contra-ataque no final da última subida, o belga Jelle Vanendert (Omega Pharma-Lotto) venceu a 14 etapa do Tour de France 2011, que teve 168km entre Saint-Gaudens e Plateau de Beille.



Depois de 16 quilômetros de ataques e contra-ataques na subida final, Vanendert, escapou faltando sete quilômetros e pedalou "tranquilo" para sua vitória, superando os favoritos: Samuel Sanchez (Euskaltel-Euskadi) e Andy Schleck (Leopard-Trek); segundo e terceiro respectivamente.

Na corrida contra o tempo perdido na classificação geral, podemos dizer que somente Andy Schleck (Leopard Trek) levou vantagem com os dois segundos em cima de Cadel Evans, Alberto Contador e Ivan Basso; e outros líderes.

Resultados do 14o estágio


1 Jelle Vanendert (Bel) Omega Pharma-Lotto 5:13:25
2 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:00:21
3 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 0:00:46
4 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:00:48
5 Rigoberto Uran Uran (Col) Sky Procycling
6 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard
7 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar
8 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek
9 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale
10 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar

Classificação geral


1 Thomas Voeckler (Fra) Team Europcar 61:04:10
2 Fränk Schleck (Lux) Leopard Trek 0:01:49
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:02:06
4 Andy Schleck (Lux) Leopard Trek 0:02:15
5 Ivan Basso (Ita) Liquigas-Cannondale 0:03:16
6 Samuel Sanchez Gonzalez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:03:44
7 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 0:04:00
8 Damiano Cunego (Ita) Lampre - ISD 0:04:01
9 Thomas Danielson (USA) Team Garmin-Cervelo 0:05:46
10 Kevin De Weert (Bel) Quickstep Cycling Team 0:06:18

05 julho 2011

Faça o seu próprio teste de esforço.



Que tal aprender uns parâmetros simples com os quais poderá trabalhar a custo zero e substituir um teste de esforço? Tudo o que precisará é de um frequencímetro, uma esteira ou um rolo para bike, e de um amigo que indique a você as mudanças de velocidades e anote suas frequências cardíacas. Você fará o chamado TESTE DE CONCONI.




Na Esteira


Aqueça 10min e, asseguir, suba para 7Km/h e inclinação a 1%. Quem ficará com o frequencímetro é seu amigo. a cada minuto, terá de aumentar a velocidade da esteira em 0,5 Km/h, anotando os batimentos logo antes de começar a correr nessas novas velocidades. Aumente a velocidade até que a fadiga o impeça de continuar correndo.




No Rolo


A única coisa que precisará, além do frequencímetro, é que o medidor de volocidade esteja na roda traseira.


Uma vez que tenha aquecido 10min, comece a pedalar a 20Km/h. Nesse caso, deve-se aumentar a velocidade a cada 2min, anotando a frequência cardíaca a cada mudança de velocidade. o teste termina quando não for mais capaz de pedalar mais rápido.




Com estes dados de batimento colocados em um eixo e o tempo em outro eixo, obtém um gráfico em forma de "S". os pontos onde se perde a linearidade indicam o limiar aeróbio, abaixo, e o limiar anaeróbio, acima.

04 julho 2011

Aprendendo e relembrando.





Para mais uma etapa, que esta por vir em minha vida profissional, precisei relembrar conceitos fundamentais para todos os profissionais da área da Educação Física.
Fiz uma breve revisão das matérias: Anatomia e Cinésiologia, Nutrição, Treinamento Físico e Fisiologia do Exercício.

Com o passar do tempo, muitos conceitos ficam esquecidos, pelo desuso. Vale a pena relembrá-los e aprender coisas novas.

Uma dica:

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.





Boa semana á todos!

13 junho 2011

Namorar...que nada...Vamos Correr! Corrida Unicep - São Carlos








A tradicional Corrida UNICEP realizou sua 6ª edição neste final de semana, 12 de junho, com as distâncias de 15 km e 5 km, e também com a Caminhada da Família, de 3 km.




Esteve presente uma das principais representantes do atletismo nacional: Marizete Rezende, atleta que tem em sua lista de conquistas maratonas e corridas pelo Brasil afora e o título de campeã da São Silvestre. Também estavam presentes os atletas quenianos: Nelly Jepkurui e Edwim Kimwetich Tarus, além de outros nomes do atletismo, como José Roberto Pereira de Jesus e Edneusa de Jesus Dorta.






A corrida teve início às 9horas. Várias academias e assessorias esportivas, também estavam no evento, inclusive eu com a galerinha da Vip Class.






Não sabia realmente se eu iria correr, resolvi de ultima hora, e então entrei com tudo nos 15Km. Foi uma prova dura, com muitas subidas no decorrer do percurso. Terminei com o tempo de 1h, tempo muito baixo, que até suspeitei e fui saber o que aconteceu. Descobri que quase todos os atletas, por falta de sinalização, cortou caminho, faltando 1Km de prova. Bom, mas valeu, mesmo assim, sai contente com minha participação e de meus alunos guerreiros, Parabéns á todos!






Ah, foi legal também rever os 2 antigos amigos de Araraquara: Mestre e Noemia.


11 junho 2011

Exercícios Funcionais e o Treinamento de Corrida.





Com a queda do tabu dos anos 80, que musculação não combina com exercícios considerados aeróbios e/ou de endurance, a grande maioria de corredores amadores e profissionais incluíram na sua planilha a musculação, para a melhora do desempenho e para prevenção de lesões.




Assim, com a musculação também surgiu o treinamento funcional, como o próprio nome diz, esse tipo de preparação dá ênfase à funcionalidade e à qualidade dos movimentos. Ao coordenar ações motoras, desenvolve força, resistência, agilidade, equilíbrio, entre outros aspectos.




Muitos dizem que podemos substituir o treinamento funcional pela musculação, coisa que não concordo. Podemos sim inclui-lo na planilha de treinos, juntamnte com a musculação. Trabalhar o corpo de uma forma integrada e global, envolvendo vários grupos musculares.


Bom, uma saída legal é trabalhar dentro da musculação os exercícios funcionais e, até porque não, leva-los em uma pista de atletismo, campo, rua, parque, para trabalhar aquecimento, equilíbrio, coordenação, etc.

09 junho 2011

Blog de Cara Nova

Olá pessoal.

Como tudo na vida se modifica, se transforma a cada dia, resolvi então, dar uma mudada na "cara" do blog. O assunto permanece, saúde, atividade física, nutrição, eventos e coisas sobre minha vida profissional dento da educação física, e amadora amante do esporte.

04 junho 2011

Voltando aos primeiros passos.



Esses dias atrás recebi um coléga na academia, onde trabalho. Ele chegou todo entusiasmado em querer melhorar a sua corrida e me pediu um auxilio. Conversei rapidamente com ele e fiquei de falarmos por e-mail.

Vou postar para vocês um primeiro passo a ser tomado, para quem já sabe correr e quer melhorar sua corrida tanto em distancia, quanto em velocidade, mais não sabe por onde começar:

E-mail

Olá Pietro, tudo bem?
Bom, como conversámos, fica difícil passar um treino de corrida sem eu ter alguns dados primordiais, como sua frequência cardíaca de repouso, sua frequência máxima, como você esta em capacidade aeróbica e etc...
Mais, irei te passar umas dicas que podem te ajudar bastante:

Como você não é um indivíduo sedentário, e já corria, tudo que eu disser será fácil para você entender e realizar.

- Pelo menos, corra de 3 a 4 vezes na semana, não menos.
- Continue com a musculação, ela pode te ajudar a não vir a ter lesões, fortalecendo a musculatura, ah, e faça alguns exercícios na musculação para fortalecer panturrílha e tibial anterior.
- Agora, no início de treino, nas primeiras semanas, corra longo, faça um poco de volume, nada de querer aumentar a intensidade, na boa, agora se não der, se não conseguir, faça alguns intervalados, como, 3min com 1 min de intervalo andando, etc.
-Nas semanas seguintes, podemos colocar um pouco mais de intensidade em alguns dias e outros, só rodar.
-Ah, como havia me falado que gostaria de correr 21Km, não para se matar, mais na boa, se seguir de início estas dicas logo, logo a sua capacidade aeróbica melhorará e tudo ficará mais fácil.

FIRMEZA HEM....



Eaea Aliane!!!!
Po demais vc te gasto teu tempo pra pode me ajudar, muito obrigado viu.
Eu vou começar então a correr mais. Vou começar então a fazer uma hora e meia, 4 vezes por semana, no meu ritmo.
Mais uma vez muito OBRIGADO pelo seu tempo, firmezaa memo.

Até mais.


Magina, para mim é um prazer. Adoro esporte e quero cada dia mais incentivar as pessoas praticarem alguma atividade, independente de qual for.
No seu caso, como quer correr, pode contar comigo.

Legal correr umas 4 vezes na semana, mais vá com calma, nem precisa ser 1hora e meia todos os treinos. Faz somente 1 a 2 treinos de volume (longa distância e média ou pouca intensidade, ex 1h30min. na boa). Nos outros dias coloque o intervalado ( ex: 3x -6de200m com 200m intervalo trotando, isto irá melhorar o seu rítmo).
Bom, vamos nos falando sobre os treino e qualquer dia desses, quem sabe podemos marcar de correr.

Um grande abraço e bons treinos.

01 junho 2011

Usain Bolt vence Grande Prêmio Internacional de Ostrava






O jamaicano Usain Bolt venceu nesta terça-feira o Grande Prêmio Internacional de Ostrava, na República Tcheca. Bolt mais uma vez marcou o tempo de 9s91, mesmo tempo que ele havia marcado na etapa de Roma, na Itália, da Liga de Diamante, na última semana. Usain Bolt, se prepara para disputar Copa do Mundo de atletismo em Daegu, na Coreia do Sul.

31 maio 2011

Corrida Unicep

Mudanças de Planos.Triste mas preciso.




Como vocês perceberam, sumi novamente dos posts. Se passaram semanas e aconteceram coisas que nem eu esperava.



Esta chegando o fim de pós graduação na federal e pra conclusão do curso, terei que apresentar um artigo, acho que havia comentado. Bom, com isso e mais meu trabalho, o restante do tempo que eu tinha, eram dedicados aos treinos dentro da equipe de triathlon. Não estava descansando nada e muito menos conseguindo ler, dormir direito, arrumr minhas coisas,etc. Resolvi, então, sair da equipe de triathlon que tanto tinha me esforçado para entrar. Foi duro a decisão, mas não teve outra saída, estudava e trabalhava ou treinava duro.



Tudo isso não quer dizer que parei de treinar, ainda sigo os treinamento, só que por conta, com um foco um pouco diferente por enquanto.



A política da equipe de triathlon, SESI São Paulo, é espetacular de formação de futuros atletas de ponta. Cada dia que estive neste grupo, percebi a garra de quem quer ser um campeão de verdade. Adolescentes largam sua "adolecencia" para treinarem em busca de um sonho. Desejo à todos tudo de bom, muita garra e força, pois todos vocês já são diferenciados e campeões.

08 maio 2011

The following day...

Quanto tempo sumida, hem...
Para variar estou só na correria. O meu blog ultimamente está mesmo para segundo plano. Os treinos estão com tudo, o trabalho nem me fale...e a pós graduação...seguindo para os finalmentes.

Terei que entregar um artigo científico e isso requer muita leitura e pesquisa e em meio destas leituras estou encontrando muita coisa interessante.

Vou postar um resumo da ultima leitura que fiz, espero que gostem:


Treinamento de Força e sua Influência sobre a Performance Aeróbia


Treinamento de força de alta intensidade em quinze triatletas produziu efeitos benéficos na economia de corrida e na velocidade do Vo2max

Título: Treinamento de Força e sua Influência sobre a Performance Aeróbia
Autor: Gustavo Barquilha Joel
Email: gustavo_barquilha@hotmail.com

TREINAMENTO DE FORÇA E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A PERFORMANCE AERÓBIA

INTRODUÇÃO

É cada vez maior o interesse de pesquisadores sobre as respostas agudas e Crônicas do treinamento de força para diversos objetivos, como o desempenho esportivo, patologias ou estética (ACSM, 2002). No âmbito esportivo é comum a utilização do treinamento de força para a melhora do desempenho, principalmente em modalidades que exigem força e explosão muscular. (FLECK; KRAEMER, 2006). A literatura mais antiga cita que para modalidades de longa distância deve-se treinar principalmente a resistência muscular localizada, por se tratar de atividades que utilizam principalmente as fibras de contração lenta (tipo I) e o sistema oxidativo como fonte de energia (STEGEMANN, 1979; TUBINO, 1980). Porém estudos recentes demonstram que o treinamento de força pode também trazer benefícios não apenas para modalidades de força e potência muscular, mas também para modalidades de resistência, através de uma economia de movimento (HOFF et al, 2002).

Millet at al (2002) cita que o treinamento de força de alta intensidade em quinze triatletas produziu efeitos benéficos na economia de corrida e na velocidade do Vo2max. Já Paavolainen et al. (1999) fizeram um estudo com corredores de 5 Km, sendo que este estudo era formado por dois grupos: um grupo só treinava Resistência aeróbia(RA) enquanto o outro treinava força mais Resistência aeróbia(TC). Como conclusão os autores não constataram aumento na medida do Vo2max, porém houve uma melhora no tempo de corrida no grupo TC quando comparado ao grupo que só treinou resistência aeróbia (RA). O custo energético na corrida está significantemente relacionado à tensão viscoeslática do músculo (stiffness) na fase de propulsão da perna, que é regulado pelo sistema nervoso, ocasionando um menor tempo de contato com o solo e conseqüentemente aumentando a velocidade de deslocamento dos sujeitos. (DALLEAU et al. 1998; PAULO et al, 2005). É importante salientar que todos os estudos citados acima são com corredores. Em um estudo feito no cicloergômetro, Hickson et al. (1988) também demonstraram que o TC permitiu aos sujeitos suportar por mais tempo uma atividade aeróbia sem o aumento concomitante do VO2máx, sugerindo que um aumento na força decorrente do treinamento dos membros inferiores pode melhorar o tempo para atingir a exaustão pela diminuição da proporção da força máxima requerida para cada pedalada, o que teoricamente, aumentaria a participação das fibras do tipo I e retardaria o recrutamento maior das fibras glicolíticas do tipo II que são as fibras que fadigam mais rapidamente.

Apesar dos estudos citados acima, ainda existe uma carência de estudos que verifiquem as variáveis do treinamento de força em relação ao desempenho aeróbio, porém é importante salientar que o treinamento de força parece não ser um vilão para atletas de atividades aeróbias, contrariando a literatura mais antiga.

Bons Treinos

Gustavo Barquilha Joel
Mestrando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Cruzeiro do sul (Unicsul).
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física da Academia Marathon Wellness (Bauru)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4486235E6

REFERÊNCIAS

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE – ACSM (2002). Position stand: Progression models in resistance training for healthy adults. Medicine and Science in Sports Exercise, v.34, p.364-380.

DALLEAU, G.A.; BELLI, A.; BOURDIN, M.; LACOUR, J.R. The spring-mass model and the energy cost of treadmill running. European Journal of Applied Physiology. v. 77, n.3, p. 257-263, 1998.

FLECK, S.T.; KRAEMER, W.J. Fundamentos do treinamento de força muscular. 3° ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2006

HICKSON, R.C.; DVORAK, B.A.; GOROSTIAGA, E.M.; KUROWSKI, T.T.; FOSTER, C. Potential for strength and endurance training to amplify endurance performance. Journal of Applied Physiology, v.65, n.5, p. 2285-2290, 1988.

HOFF J, GRAN A, HELGERUD J. (2002). Maximal strength training improves aerobic endurance performance. Scand J Med Sports: 12: 288-295

STEGEMANN J. Fisiologia do esforço. Editora cultura médica. 2° edição. Rio de Janeiro, 1979.

TUBINO G. Metodologia científica do treinamento desportivo. Instituição Brasileira de difusão cultural. 2° edição. São Paulo, 1980.

05 abril 2011

GP Extreme Brasil de Triathlon


Foi neste final de semana, aqui em São Carlos, SP, que aconteceu um grande desafio tanto para mim quanto para muitos.

Tudo começou no sábado com a prova short, onde as distâncias eram de 750m natação,20Km bike e 5Km corrida e no domingo mais um desafio de 1000nadando, 100 Km pedalando e 10Km correndo. Seria duas provas bem diferentes, principalmente comparando as distâncias.


Meu corpo sentia preparado para terminar as duas provas, eu disse terminar, e foi o que aconteceu. Fiz muita força, com cautela, mas fiz.

No sábado, a prova se distanciou bastante do que eu estava treinando, tudo muito rápido. Já no domingo era ter calma e muita cabeça para encarar a distância de bike e o famoso chibarro, uma baita subida.

Foram duas provas ótimas, meu tempo não foi um dos melhores comparados as demais atletas da categoria - ELITE , porém pude estar no meio de feras do triathlon, o que me deixou muito feliz, e saber que se elas chegaram até ali, porque também não poderei.

Tenho um caminho longo a percorrer. Mais acredito que estou no caminho certo.


Uma coisa é certa, tenho que treinar muito. Não tem segredo.


Tempo final:


Short 750/20/5

10min/31min/21min


Longo 1000/100/10

15min/3h20/48min


Muito obrigada à todos que me incentivaram durante a prova.

Valeu.


Resultado no site: http://www.gpextreme.com.br/

25 março 2011

Com que tênis eu vou...no samba que você me convidou...

Nunca tive tantos pares de tênis como agora...Tem dia que até fico confusa, qual usar?
No total de pares de tênis para treinos e competições são, 3 ASICS e 1Nike. Concerteza nada melhor que correr com os ASICS.
Não estou puxando sardinha para o meu lado, só porque estou com o apoio SESI - ASICS, realmente são tênis muito bons, com excelente design e conforto.

Vou falar um pouquinho de dois modelos que ultimamente venho usando.

ASICS GEL-PULSE 2
Sistemas de amortecimento em GEL (nas regiões traseira e dianteira do calçado)
Atenua o impacto do pé durante as fases de impacto e propulsão.
Palmilha ComforDry
Desempenho e amortecimento otimizados, num ambiente fresco, seco e saudável dentro do calçado.
Entressola em SpEVA
Oferece durabilidade da entressola e atenuação de impacto.
Trusstic System
Sistema moldado que liga a região traseira à dianteira do tênis, deixando a entressola ainda mais leve, preservando a integridade estrutural do calçado.
Cabedal Open Mesh
Tecido de alta tecnologia que compõe o cabedal, visando oferecer conforto e respiração excelentes.
ASICS GEL-NOOSA TRI 6

Perfil: Originalmente concebido para os competidores do triathlon na Austrália, o Asics Gel Noosa Tri 6 traz gráficos e detalhes com inspirações australianas, em homenagem ao país sede do renomado Noosa Triathlon Festival. Totalmente colorido e seguindo um estilo bem urbano, esse é um tênis desenvolvido para competidores de alta performance. A maciez do solado proporciona, além de excelente absorção de impactos através do sistema de amortecimento em GEL, propulsão por meio da entressola confeccionada em Solyte – material altamente leve e de formulação especial para melhor desempenho. Além disso, a sola possui detalhes em altorrelevo que favorecem o grip com o solo, proporcionando maior rapidez de resposta a cada passada. É um conjunto perfeito para atletas que treinam com afinco e determinação.
Parte superior (cabedal): com design assimétrico de amarração, segue o contorno anatômico do pé. Com Gilled Mesh, uma engenharia especifica na lateral do cabedal que aumenta a ventilação no interior do calçado.
Entressola: em Solyte, material mais leve e macio que os convencionais sistemas de amortecimento em gel em lugares estratégicos. Para maior estabilidade e conforto, o sistema California Slip Lasting traz o cabedal costurado à palmilha e fixado diretamente à entressola. A tecnologia Space Trusstic System e a Propulsion Plate garantem a eficiência do ciclo da pisada nas fases de contato, transição e propulsão.
Solado: com tecnologia AHAR - borracha com formulação especial para resistir à abrasão severa.
Tecnologia: I.G.S. (Impact Guidance System) - para garantir o movimento natural do pé até a propulsão.
Tipo de pisada: neutro-pronador.
Peso aproximado: 290 g.
Origem: importado.



Com toda esta tecnologia, conforto e design, não dá para dar desculpa para não correr bem , hem, rsrs.

22 março 2011

I Etapa dp Troféu Brasil de Triathlon


A chuva e a temperatura de 20 graus foram os grandes adversários para os cerca de 600 triatletas que participaram neste domingo, dia 20 de março, em Santos (SP), da primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon, a principal e mais tradicional disputa do gênero na América do Sul. Em sua 21ª temporada, o evento reuniu, mais uma vez, o que há de melhor na modalidade no país entre profissionais e a amadores. Destaque para o goiano Santiago Ascenço e a campineira Vanessa Gianinni, que já começaram a buscar o campeonato de 2011, ao vencerem a disputa deste domingo.

Campeão em 2006, Santiago fez uma prova de recuperação para completar o triatlo em primeiro lugar com o tempo de 1h49min23seg, já que ficou atrás do santista Fred Monteiro (vice-colocado) na natação e no ciclismo. "Com a chuva, a pista estava muito escorregadia, então fiquei mais lento, mais cauteloso. Só na corrida que consegui tirar a diferença. Tenho certeza que 2011 será uma boa temporada. O meu foco é o Ironman e estou me preparando em Goiânia para a competição", revelou o triatleta.

Já Fred, que liderou a competição até o ciclismo, também sentiu a mudança de clima e temperatura. "Senti muita dificuldade com a umidade. Mas, sem dúvida, o ciclismo foi o maior obstáculo na prova de hoje. De qualquer forma, estou feliz com o resultado e com o meu desempenho", explicou Fredinho que completou a disputa em 1h50min27seg.

Entre as mulheres, a chuva também foi a grande rival. Campeã em 2009, Vanessa Gianinni, que chegou a derrapar durante o ciclismo, precisou de 2h03min36seg para garantir seus primeiros pontos na temporada 2011. "Foi uma prova complicada e só consegui abrir um bom tempo da Fernanda (Garcia, que ficou com a vice-colocação) na corrida. O importante foi começar pontuando e treinando para as próximas etapas".

A santista Fernanda Garcia enfrentou as mesmas dificuldades do seu conterrâneo Fred Monteiro. "Fui a primeira a sair da água e tentei manter a atenção nas curvas durante a bike, mas acabei perdendo a liderança para Vanessa, que veio forte na corrida", explicou a segunda colocada com o tempo de 2h07min30seg e que será um dos destaques este ano dos Jogos Mundiais Militares, em junho, no Rio de Janeiro (RJ).

Confira os vencedores da categoria Elite:
Masculino
1) Santiago Ascenço, 1h49min23seg
2) Fred Monteiro, 1h50min27seg
3) Danilo Pimentel, 1h50min47seg
4) Antonio Manssur Filho, 1h51min37seg
5) Guto Antunes, 1h51min54seg


Feminino
1) Vanessa Gianinni, 2h03min36seg
2) Fernanda Garcia, 2h07min40seg
3) Carolina Galvão, 2h10min33seg
4) Priscila Rocha, 2h12min55seg
5) Beatriz Neres, 2h14min59seg


Sobre minha Prova:

Desta vez com o clima totalmente diferente da prova anterior. A largada aconteceu às 9h25min, em baixo de muita chuva e um friozinho de arrepiar.
Na natação, apesar dos caldos que tomei na saída do mar para a segunda volta de 750m, foi razoável. Me senti fluindo, mesmo quando o mar empurrava para trás, somente me atrapalhei nas saídas.

Transição, natação-Bike, tudo jóia. Percurso um pouco chato, pelo fato de ter muito buraco no asfalto, e a chuva que não parava, bom eu estava em terceiro lugar, na categoria elite amador, sendo ultrapassada na segunda volta, e perdendo mais uma colocação.

Bike-Corrida, sabia que se conseguisse colocar um passo bom na corrida poderia pegar a terceira colocada. E foi o que aconteceu. E ainda mais, encaixei tão bem a corrida que peguei a segunda colocada. Apesar das bolhas no pé, valeu a pena. Fiquei muito feliz.

Então:

2 lugar na Categoria Geral Elite Amador Feminino:
ALIANE NASCIMENTO DA CRUZ 48 ASICS - SESI SP
SAO CARLOS-SP-BRASIL
Natação: 00:24:45.540
Ciclismo: Vm = 32,38 Km/h - 1h14min07
Corrida: Vm = 4,54 Min/Km - 45min26seg
Tempo Total: 2h24min19seg
Fiquei contente com o resultado desta prova, pois os treinos seguiram normalmente na semana da prova. Como havia falado, o volume de treino esta bem alto, pois estão por vir as provas de longas distâncias, que será o meu foco. Mas sempre lembrando, preciso melhorar muito, em todas as modalidades.
Quero dar os parabéns para toda minha equipe do SESI SÃO PAULO-ASICS. GRANDES ATLETAS, TODOS FORAM MUITO BEM...PARABÉNS.

06 março 2011

Treinos longos, um desafio...

A chuva por aqui não esta dando trégua. Faz mais de 5 dias que não vejo o sol.

Para muitas pessoas dias chuvosos são dias de ficar em casa vendo um filme, comendo uma pipoca, dia de muita preguiça, mas para mim, não é por aí. A vontade de ficar quietinha até aparece, mas quando temos um objetivo, nem o sol, nem a chuvarada tira você da linha.

Meus treinos estão com um volume altíssimo, pois as competições de longa distância estão se aproximando. Não estou tendo tanta dificuldade nos treinos longos, muitas vezes sozinha viajo em pensamentos. Surgem ideias, perguntas sem respostas, assuntos para postagem, é incrível como pensamos em tanta coisas quando estamos sozinhos treinando. Mas tenho que tomar cuidado para nunca tirar o foco, é difícil, mais isso também é treinável e tenho que aperfeiçoar.

Combinar treinos com colégas estão me ajudando bastante, principalmente em treinos de ciclismo, onde chego a passar mais de 4 horas em cima da magrela e ainda em seguida tendo de correr de 1 à 2 horas. Consigo assim manter o rítmo mais constante, equilibrando a força do início ao fim.


Uma difilculadade, é em relação a alimentação. Sei que preciso estar comendo sempre em treinos longos, levo frutas, barrinhas, malto, etc, mas a vontade de comer nunca aparece, até esqueço, mas forço para que isto não aconteça sabendo de todo mau que faz, tanto na performance quanto para saúde. A hidratação, é mais fácil, não tenho problemas.

Meu corpo ainda esta se acostumando com estas distâncias maiores seguidas durante a semana toda. A perna, o braço, as costas não doem tanto pós treino e estou tendo uma boa recuperação. Espero estar bem em minha primeira prova de longa distância, então os treinos seguem com tudo e eu junto à ele. Tenho que melhorar muito...então treinar, treinar e treinar...
Volume aproximado de treino semanal:
Natação : 20-30 Km.
Ciclismo:200- 300 Km
Corrida: 60-80 Km


27 fevereiro 2011

Tal PAI, tal FILHA.

Fonte:esportecurimata.blogspot.com


ADILSON MARCOS NASCIMENTO DA CRUZ (50), conhecido como MANAH, natural de Pirassununga, é filho do saudoso Nivaldo Nascimento da Cruz e da dinâmica Maria Aparecida Felício, que por 34 anos foi chefe administrativa da Casa de Caça e Pesca, Armas e Munições, na Rua XV de Novembro, centro.
Morou na Av. Newton Prado, nas imediações da Escola Dr. Jacinto Vieira de Moraes, onde cursou o primário. Com 14 anos começou a trabalhar nos escritórios da cidade como Office boy, depois ingressou na antiga CESP, hoje ELEKTRO, na qual veio a ganhar seu justo e merecido descanso remunerado.
Casou-se com a amada Sueli Valdete com quem teve as cultas e promissoras filhas: Aline, Aliane e Anelise.
Palmeirense convicto, habilidoso 4º Zagueiro, e às vezes Central. Começou sua carreira no SEIS DE AGOSTO FC, do famoso Técnico “Miguelão”, período do qual guarda saudades dos campeonatos infantil e juvenil que disputou. Relembra que era uma equipe humilde, não possuía craques, mas tinha amor à camisa e respeito ao Técnico, que não os deixava um final de semana sequer sem jogar, pelos campeonatos ou amistosos, aqui ou em outras cidades. Bons tempos aqueles...!
Manah jogou no América Paes FC, 7 de Setembro FC, Ramalho FC, Vila Brasil, Ascobar, CESP, Cachoeira de Emas, Vila Izabel de Leme, Oficina Líder, Vila Pinheiro, Banco do Brasil, Ferrari entre outros.
Dentre os títulos, medalhas e troféus conquistados, recorda o de campeão da Copa Energia pela CESP - ELEKTRO.
Sente saudade dos Torneios Inícios, que hoje não existem mais, onde todas as equipes se apresentavam com seus uniformes novos. Era a apresentação oficial das equipes. Era muito legal.
Jogou Futsal, e graças ao seu porte físico, também praticou atletismo. Atualmente joga no Veterano do Fino da Bola.
Sonha com o fim da violência que assola a nossa sociedade. Como mensagem, pede aos pais que acompanhem os filhos nos estudos, nos esportes e na vida social, dignificando assim a família como célula mater da sociedade. O que realmente vale no esporte, finaliza, são os amigos e companheiros que ficam perpetuados em nossas vidas.

22 fevereiro 2011

Triathlon Internacional de Santos: Carla Moreno e Reinaldo Colucci vencem a 20ª edição




por FS - AI MBraga

A temporada 2011 das grandes competições de triatlo começou, literalmente, quente neste domingo, na Praia do Boqueirão, na cidade de Santos (SP). Com temperatura que oscilou entre 26 e 35 graus e alta umidade da Baixada Santista, uma das mais importantes provas do calendário nacional, o Triathlon Internacional de Santos, completou 20 anos repetindo o sucesso das edições anteriores. Com as distâncias olímpicas (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), cerca de 1.300 competidores, entre profissionais e amadores, fizeram a festa do esporte pelas ruas e avenidas da orla santista.

Entre os triatletas de elite, destaque para Reinaldo Colucci e Carla Moreno, que garantiram mais uma vitória - a terceiro dele e a quinta dela - para o triatlo brasileiro na competição, considerada uma das mais importantes do circuito nacional. Líderes absolutos durante todo o percurso, Colucci e Carla, ambos do interior paulista, fizeram a dobradinha brasileira no evento, que contou, pela primeira vez, com transmissão ao vivo pela internet, no site www.funfesportes.com.

O primeiro a completar o percurso foi Reinaldo Colucci, com o tempo de 1h48min01seg. O triatleta de 25 anos precisou suar a camisa para vencer a prova.

"A competição de hoje foi muito forte. Mas consegui me manter na liderança com certa tranquilidade até o ciclismo. Já no começo da corrida sofri muito com o calor e a umidade, mas consegui administrar e levar o tricampeonato", explicou.

"Meu objetivo são as Olimpíadas de 2016. Tenho cinco anos para melhorar minha performance e treinamentos. Provas como o Troféu Internacional são uma referência", elogiou.

No feminino, a triatleta de São Carlos e radicada em Santos, Carla Moreno confirmou seu favoritismo e assegurou o posto de maior vencedora nacional da disputa, mesmo com a temperatura elevada do verão santista.

"Estava um calor muito forte, mas a minha vantagem de morar e treinar em Santos acabou colaborando com a minha performance", disse a tricampeã que precisou de 2h06min18seg para fechar o percurso.

"A prova estava linda e a organização impecável. Adoro competir e prestigiar o Internacional de Santos", completou Carla que, em 2011, tem ainda dois grandes desafios: os Jogos Mundiais Militares, em julho no Rio de Janeiro, e o Pan-Americano de Triathlon, no México, em outubro.

Sobre a minha prova:
Infelizmente não estava em um bom dia. Minha largada teve início às 9h40, mar tranquilo e a natação fluiu muito bem, apesar da confusão que fiz na saída do mar. Parei de nadar com a água na cintura, tendo que fazer muita força para correr sobre ela. Bom, mas tudo bem... Na transição, peguei a bike rapidamente e começei o pedal, parace que a perna não ia, travou, não conseguia passar dos 33Km/h, um desastre. Bom fiz o retornos nos 20Km e assim, começou a dar início a uma boa pedalada, 34, 35, 38...Km/h, terminei com um pedal ótimo. Chegando na transição, coloquei meu tênis rapidamente, peguei o boné, e sai para corrida. Hum...primeiro quilômetro, um desconforto enorme no estômago, uma vontade de vomitar tremenda, não conseguia reagir...vomitei, e mesmo assim continuei a corrida, mais daquele jeito, me arrastando...


Terminei a provca acabada, passando muito mal, vomitando. Não sei o que aconteceu, só sei que fiquei muito chateada por isso ter acontecido. Estava bem e derrepente, tudo fica horrível. Terminado a prova queria chorar, tão arrasada que estava, pois treinei tanto e estou treinado, e acontece isso tudo. Não sei se foi o calor, se foi a malto quente que tomei, se foi meu café da manhâ, simplesmente não sei o que aconteceu.


Resultado da catastrofe, 6º lugar na categoria. Horrível.... Mas, agradeço pela prova mesmo assim. Pelo fato de ter terminado daquele jeito que estava, só tenho que agradecer. Agora, vomos treinar que logo mais tem outros desafios, este só foi o primeiro.
Parabéns a toda turma do SESI São Paulo, e a todos que estiveram nesta prova. Foi um desafio e tanto. Parabéns.




AGRADEÇO PELA FORÇA GALERA. OBRIGADA PELOS COMENTÁRIOS...




BONS TREINOS À TODOS.


14 fevereiro 2011

Primeiro desafio prestes a acontecer


Neste final de semana, dia 20, a partir das 8h, na Praia do Boqueirão, será realizada a 20ª edição do Triathlon Internacional de Santos, uma das mais importantes competições do calendário nacional.

Os principais nomes do triathlon no país e destaques do exterior deverão participar do evento, que terá a distância olímpica, ou seja, 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Espera-se cerca de 1.300 competidores, entre profissionais e amadores, que prometem uma boa briga pelo título, e eu estarei lá, para o meu primeiro desafio do ano.

Vamos lá...

31 janeiro 2011

Desculpas ao Esporte e aos Atletas Brasileiros



Bela postagem do triatleta Ciro Violin.
Vale a pena assistirem.
Adorei.

27 janeiro 2011

O tempo voa.

Olá a todos...
Como estou sumida com minhas postagens, né.
O tempo por aqui esta voando. Amanhece, e quando vejo, já é noite e estou "moida", louca de vontade de ir para cama esticar as perninhas, rs
Os treinos andam bem fortes, tanto em volume, quanto em intensidade. Tem que ser assim, o corpo esta acostumando a fazer força, e sei que é preciso.
A primeira competição do ano, segundo o calendário do SESI, será o Internacional de Santos, então o foco esta sendo treinar forte, pois a data se aproxima a cada dia.
Esta semana estou sem minha magrela. No treino da segunda, "subidas", minha corrente estorou. Levei um tombo, mas nada de mais. Bom, foi merecido, a bike estava chorando para uma revisão e peças novas
Assim segue a semana, com muitas braçadas, pedaladas e passos fortes na corrida.
Abraço, e boa continuação de semana à todos.
Bons treinos.

16 janeiro 2011

A hora é agora.

O trabalho do dia a dia não esta sendo nada fácil, nem quero que seja. É com sol, ou em baixo de muita chuva que enfrentamos todos os treinos.
A correria do dia à dia tomou conta de mim, está super corrido, mais a vontade é tão forte de conquista que a canseira não me derruba.
As coisas vão acontecendo devagar, tudo tem seu tempo, e acho que esse ano vai ser belo. Comecei com uma ótima notícia recebida nesta semana. Irei defender o SESI-São Paulo nas competições de triathlon, e quero representá-lo muito bem. Estou muito feliz, muito mesmo, um sonho que agora esta se tornando realidade.
A regra agora é treinar, não somente, pois o trabalho e estudos também esta em minha rotina diária, porem administradas muito bem, bom, mas o foco vai ser TREINO, MUITO TREINO.
Vamos lá galera a vez é agora. Torçam por mim.

09 janeiro 2011

Promessa é dívida.


A entrada de um novo ano é encarada por muita gente como o começo de um ciclo. Neste ritual, vêm as promessas de início de ano. Parar de fumar, emagrecer, conseguir mais dinheiro, comprar alguma coisa, viajar, emprego novo, arranjar um namorado, fazer cursos, entrar na academia, etc.

São propósitos para todas as áreas da vida. Promessas não faltam. Mas quem não se esquece delas durante o ano?


Para mudar e conseguir cumprir uma promessa início de ano, é essencial fazer um balanço sobre as ações já realizadas e planejar quais serão as atitudes daqui para frente.

As pessoas muitas vezes esquecem de suas promessas porque não estabelecem metas e não fazem balanços periódicos das ações realizadas para isto. É necessário encarar a promessa como um compromisso.

Também é importante levar em consideração o tempo em que as metas deverão ser cumpridas. Não adianta colocar um prazo de um ano para determinadas situações ou mêses para outras.


Vou lançar minha Meta no esporte para este ano, que já iniciou antes do ano começar:


Meta: Crescer no triathlon; me achar nas provas; abaixar meus tempos.

Prazo: dez/2011.