05 julho 2011

Faça o seu próprio teste de esforço.



Que tal aprender uns parâmetros simples com os quais poderá trabalhar a custo zero e substituir um teste de esforço? Tudo o que precisará é de um frequencímetro, uma esteira ou um rolo para bike, e de um amigo que indique a você as mudanças de velocidades e anote suas frequências cardíacas. Você fará o chamado TESTE DE CONCONI.




Na Esteira


Aqueça 10min e, asseguir, suba para 7Km/h e inclinação a 1%. Quem ficará com o frequencímetro é seu amigo. a cada minuto, terá de aumentar a velocidade da esteira em 0,5 Km/h, anotando os batimentos logo antes de começar a correr nessas novas velocidades. Aumente a velocidade até que a fadiga o impeça de continuar correndo.




No Rolo


A única coisa que precisará, além do frequencímetro, é que o medidor de volocidade esteja na roda traseira.


Uma vez que tenha aquecido 10min, comece a pedalar a 20Km/h. Nesse caso, deve-se aumentar a velocidade a cada 2min, anotando a frequência cardíaca a cada mudança de velocidade. o teste termina quando não for mais capaz de pedalar mais rápido.




Com estes dados de batimento colocados em um eixo e o tempo em outro eixo, obtém um gráfico em forma de "S". os pontos onde se perde a linearidade indicam o limiar aeróbio, abaixo, e o limiar anaeróbio, acima.

5 comentários:

FREE ATLETA disse...

Boa essa guerreira, valeu !!!

Aliane Cruz disse...

Abraço Joka...

CORRIDA SEM LIMITES disse...

passamos para dar uma visitada no seu blog e aproveitar para visitar o nosso: http://corridasemlimites.blogspot.com/

Jorge Cerqueira disse...

Muito boa dica...valeuuu
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Aline Guerra disse...

Que linda... estava pesquisando teste de conconi... e achei vc|!!! adorei amiga!!!

Postar um comentário