20 outubro 2010

Lactacidemia e Limiar Anaeróbio.

Vocês já devem ter ouvido esta palavra acima, ou uma outra mais comum: ÁCIDO LÁTICO.

Para nós atletas, independente do nível de cada um, a lactacidemia ou ácido lático, tem um significado muito importante e deve ser levado à sério em treinos que visam uma melhora na capacidade aeróbica.

Deixa eu explicar direitinho...
Primeiramente, a lactacidemia ou àcido lático é como seu próprio nome diz um ácido, que diminui o pH da célula, inibindo as reações enzimáticas que ocorrem dentro dela. Na percepção geral do corpo, o indivíduo passa a ter uma sensação de fadiga generalizada, sentindo o corpo "pesado",
iniciando uma hiperventilação (a pessoa começa a ficar ofegante). Quanto melhor treinado aerobicamente o indivíduo, menor será a produção de ácido láctico.

Agora, como podemos trabalhar com isto? Hum... Já ouviram falar em LIMIAR ANAERÓBIO? O Limiar Anaeróbio é baseado no comportamento que as concentrações de lactato sanguíneo apresentam em diferentes intensidades de esforço.
Cada pessoa em sua modalidade, corrida, natação, ciclismo, etc, tem uma determinada intensidade, que determina um limite entre uma atividade aeróbia e anaeróbia.

Vocês devem estar se perguntando...Pra quê tudo isso Aliane, que confusão, onde quer chegar...

Quando determinamos este Limiar Anaéróbio, conseguimos inserir no treinamento o ponto ideal para melhora da capacidade aeróbia. Somente treinando no limiar há uma melhora da capaciadade aeróbia, e isso é muito importante para muitas modalidades...

Resumindo: Quer melhora a capacidade aeróbica, Treine no Limiar!!! Com isso deixamos o ácido lático aparecer mais tarde no nosso corpo, aguentando um período maior de tempo em uma maior intensidade de esforço.
O teste foi feito, por colégas da pós graduação da Ufscar, com o Professor Doutor Vilmar Baldissera-Ufscar.
Foi realizados tiros de natação máximo de 100m, até a exaustão. Cada tiro coletavam sangue, analisando a quantidade de ácido lático.
Vejam abaixo o resultado.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola, tudo bem?
Poderia me enviar este trabalho por e-mail?
Estarei fazendo um trabalho de lactacidemia em praticantes de musculação.
personalluizinho@outlook.com

Postar um comentário