11 junho 2011

Exercícios Funcionais e o Treinamento de Corrida.





Com a queda do tabu dos anos 80, que musculação não combina com exercícios considerados aeróbios e/ou de endurance, a grande maioria de corredores amadores e profissionais incluíram na sua planilha a musculação, para a melhora do desempenho e para prevenção de lesões.




Assim, com a musculação também surgiu o treinamento funcional, como o próprio nome diz, esse tipo de preparação dá ênfase à funcionalidade e à qualidade dos movimentos. Ao coordenar ações motoras, desenvolve força, resistência, agilidade, equilíbrio, entre outros aspectos.




Muitos dizem que podemos substituir o treinamento funcional pela musculação, coisa que não concordo. Podemos sim inclui-lo na planilha de treinos, juntamnte com a musculação. Trabalhar o corpo de uma forma integrada e global, envolvendo vários grupos musculares.


Bom, uma saída legal é trabalhar dentro da musculação os exercícios funcionais e, até porque não, leva-los em uma pista de atletismo, campo, rua, parque, para trabalhar aquecimento, equilíbrio, coordenação, etc.

2 comentários:

FREE ATLETA disse...

Show !!!! Boa semana guerreira.

Aliane Cruz disse...

Boa semana para você tambem.
Abraços.

Postar um comentário