02 julho 2010

O que vocês acham?



Depois de alguns dias de molho, estou bem melhor. A dor sumiu, já realizei alguns treinos leves, como um trote na grama, uma soltada na piscina...

Para ajudar na recuperação, segui um conselho que foi muito satisfatório, procurei um fisioterapeuta. Ontem, fiz uma sessão de osteopatia.

A Osteopatia é um sistema de cuidados com a saúde, que se utiliza de um método terapêutico manual para localizar e tratar as restrições de mobilidade que podem atingir as estruturas do corpo humano.

Qualquer perda da mobilidade natural das articulações, ligamentos, músculos ou mesmo das vísceras, pode provocar profundos desequilíbrios no estado de saúde.

Quando utilizada corretamente por um profissional devidamente qualificado e habilitado, a Osteopatia além de não produzir efeitos colaterais, costuma gerar uma resposta terapêutica rápida e segura.
Achei ótima!!!
Bom, conversando com o fisio, fiquei confusa em alguns pontos dentro da nossa área.
Estávamos conversando e disse a ele, que faço musculação, somente para prevenir lesões musculares, e ele respondeu, que se for para isso, estou perdendo tempo, pois musculação não previne lesões, pelo contrário, se ela for mal conduzida poderá gerar uma lesão.
Outra coisa, que também havia falado, é sobre o alongamento. Disse a ele, que realizo alongamentos diariamente, antes e depois de qualquer atividade física, e ele respondeu, que não realizo alongamento, ninguém realiza. Continuou, que para ser considerado um alongamento, teríamos que realizá-lo com duração de no mínimo 40seg, coisa que ninguém faz.
Esses dois assuntos, há muitas controversas. Sabemos que fazer musculação e alongar é preciso, mas o que acontece, há estudos que provam a tal eficiência e outros mostram o contrário. Ficamos em cima do muro...
O que vocês acham?
Alongar, ou não alongar? Fazer, ou não fazer musculação?

7 comentários:

Jorge disse...

Aliane bom dia fico contente em saber que vc melhorou e lhe desejo bom retorno as suas atividades físicas diárias...Legal que vc procurou um fisio para se tratar...Olha quanto ao que ele disse sobre musculação e alongamento eu penso o seguinte antigamente eu não fazia musculação e sempre estava me lesionando e depois que passei a fazer nunca mais tive lesão, sobre o alongamento antes e depois também isso é uma controvérsia já li vários artigos de vários especialistas que era bom alongar e depois veio outros especialistas dizendo que não era bom e que não adiantava nada eu penso o seguinte se o atleta já faz isso e se sente bem e não lesiona o melhor é continuar a fazendo alongamento eu faço antes e depois e me sinto muito bem...Então eu sempre vou continuar fazendo a minha musculação e fazendo os alongamentos antes e depois para prevenir a lesão.
Bom final de semana e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Ane disse...

Olá Aliane!!!
Que legal q vc tá falando com os fisioterapeutas tbm... Eu como fisioterapeuta concordo com o comentário do Jorge. Se o atleta se sente bem alongando antes e depois de uma atividade física, pode continuar realizando o mesmo. Afinal, o alongamento não irá prejudicá-lo em seus treinos, pelo contrário, é mais uma atividade muscular.

Bjão da sua irmã que te ama!!! ALINE!

alnascruz disse...

ALIANE, O COMENTÁRIO DA ANE ACIMA É MEU, DA ALINE.

Ane disse...

Nossa, tem gente falando as coisas no meu nome, num sou fisioterapeuta não! hahahaa...

Mas é isso aí, na minha opnião, alongar é necessário, pode ser verdade oq o Fisioterapeuta disse, mas no meu caso, alongar sempre deu certo, e acredito que seria bom para dar um preparo antes de começar a fazer esforço.
Se é bom ou não, ficaremos na dúvida.

Bjoss mana!
Ainda bem que melhorou.

Júnior_Triatleta disse...

Bacana que está recuperada Aliane, vou te confessar uma coisa, não faço musculação (álias odeio isso) e não sou de me alongar muito e não tenho problemas com contusões, tive está agora porque a pista onde treino é péssima, é irregular e tenho certeza que isso que me fez sofrer está contusão, mas graças a Deus que nunca tive uma lesão séria pelo motivo que não faço musculação ou me alongue, mas nada contra quem faça e pelas teorias esportivas.

Abraços e bons treinos.

Blog do Ferreira disse...

Oi Aliane,

Fico feliz em saber que você esta melhor.
Do jeito que a coisa tá indo além de um fisioterapeuta, daqui a pouco EU também vou precisar de um psiquiatra...

Abraço.

Aliane Cruz disse...

Oi pessoal, tudo bem?

Então Jorge, tenho o mesmo pensamento que você. Muitas vezes surgem as dúvidas e é sempre bom trocarmos idéias, mas não abro mão do que estou acostumada a fazer, mesmo que não goste muito, como no caso a musculação. Ontem, disse isto ao fisio, que nunca tive lesão séria, pode ser porque eu sempre fiz musculação ou por pura sorte. Sobre os alongamentos, a mesma idéia. Não vejo o porquê deixá-los de lado.
Se estamos acostumados a fazer ou não fazer, como o Júnior, e dá certo, mantenha a rotina, e vamos em frente.

Adorei o comentário manas. Fui ao fisio e adorei a sessão de osteopatia. Parabés aos fisios...são ótimos profissionais.

É verdade Ane, também acredito que quando alongamos você prepara a musculatura para algo mais puxado, mas há controvérsas...

Eh, ferreira...rsrs. Tá ficando louco com os treinos...rsrssr

Abraços à todos e obrigada pelos comentários. Bons treinos.

Postar um comentário