30 maio 2010

Treinos.

Enquanto muitos triathletas nesta semana estavam na fase de polimento, para a grande prova do Ironman Brasil, eu estive treinado normalmente.
Meus treinos ficaram meio confusos. Como já havia contado, competi em Sertãozinho na prova dos 10Km no último domingo, e então acabei começando a semana mais cansada.
Na segunda tive que me dar uma folga, meu corpo estava pedindo. Então somente trotei com meus alunos da Personew, bem de leve.
Foi na terça-feira que a semana de treinos recomeçou, fiz uma natação não muito forte, bem rodada de 4.000m, e bike, também rodada.
Quarta, na parte da manhã fiz um pedal seguido de uma musculação, e à tarde uma corrida de 8Km, ritmo ainda leve.
Quinta-feira, natação com bastante ênfase em braços, educativos...total de 3.500m, logo em seguida corri na pista de atletismo do SESI, comecei com aquecimento, educativos e uma rodagem curta de 5Km um pouco mais forte.
Sexta, fiz uma série na natação 18x100m para 1'45" fechado, chegando para 1'30", totalizando um treino de 3.000m.
No sábado sai para pedalar no período da tarde, acabei encontrando uma turma, e pedalamos 55Km, com bastante subidas. E domingão uma corrida mais longa, e assim fechando a semana.

28 maio 2010

Ironman Brasil

Falta praticamente 1 dia e algumas horas para a grande largada do Ironman Brasil, que acontecerá em Florianópolis.
A prova, única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman do Havaí, largará às 7h deste domingo, para 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida. São 1650 inscritos de 33 países, que lutarão por 50 vagas para o Havaí, entre amadores e profissionais, e 50 mil dólares de prêmio para os dez bem colocados profissionais.

Boa prova à todos!!!!!

Vamos lá galera do Brasil...

24 maio 2010

Corrida em Sertãozinho

Ontem em Sertãozinho, foi realizada a 3ºCorrida de Rua do Trabalhador-Maria Zeferina, e eu estive lá...
Foi uma exelente prova, que contou com corredores de ponta, tanto no masculino como no feminino.
A prova teve início com uma caminhada de 4Km e em seguida a largada dos 5 e 10Km.
Tinha tanta gente, que acabei saindo mais atrás. Passei pelo chip, e assim comecei a grande prova. Fui "podando" um monte de gente, até conseguir sair do tumulto.
Coloquei um rítmo bom, e fui até o fim com o tempo de 46'14", huhuuuuu...fiquei tão feliz, pois diminui meu tempo, e ainda terminei a prova "inteira", é claro que fiz força, mais não cheguei morrendo...poderia ter forçado mais...mais valeu!!!
Esteve lá comigo, meus alunos da Personew, João e o Walter, excelente prova para eles também...Parabéns!!!

Resultado então: Com o tempo nos 10Km de 46'14", na categoria(20-24), fiquei em 2ºlugar, super perto da primeira colocada. Ganhei um toféu maravilhoso, medalha, uma graninha e ainda muuuuuita experiência, pois correr como muitos lá, ainda tenho que treinar muito, e novos amigos que é o mais importante. Valeu galera!!!!!

21 maio 2010

Treinos.


O Final de semana nem chegou, mais já irei contar a vocês meus treinos desta semana.
Vamos lá então...
Depois de uma semana não tão boa, em razão de "coisas de mulher"...hum, falando nisso, ehhh cólica chata de semana passada, nem treinei direito. Todo mês nesta semana, é fogo!!! Bom, mais é normal...Essa semana, estou com tudo, treinei direitinho, e mais um pouco.
Segundona fiz um belo pedal de 60Km, com muita subida, Franca à Patrocínio e mais o circuito do Pólo, corri leve no final do dia.
Terça, corrida logo de manhã, um fort leck 8x 2'p/2'+ rodado de 30 min, à tarde nadei 4.500m, com uma série forte de braço.
Quarta, bike rodadinho de 45Km, musculação e ainda junto com meus alunos da Personew, em meio de uma neblina, corri uns 6Km.
Quinta, natação 3.000 com 2x400m forte! sai da água é fui correr. Fiz educativos e partir para 10x 250m fortes!
Hoje tem mais, e esse final de semana promete, 10Km em Sertãozinho, uma corrida realizada pela corredora Zeferina Baldaia, onde o bixo vai pegar!!!

19 maio 2010

Pink Floyd - Learning to Fly




Motivação total!!!!

A letra desta música conta a história de um homem que tinha um sonho, voar...
"...Não consigo tirar os meus olhos dos céus que rodam
Com a língua presa e enrolada, somente um desajustado no limite da Terra, Eu."

E ele realiza seu sonho...

"...Numa asa acima do planeta e um crente,
Minha alma suja, um rastro de vapor no ar vazio,
Através das nuvens eu vejo minha sombra voar
No canto do meu olho lacrimejante
Um sonho não ameaçado pela luz da manhã
Poderia soprar essa alma pelo telhado a noite.Não há sensação que se compare com isso
Animação suspensa, um estado de felicidade
Não consigo tirar minha mente do céus que giram
Com a língua presa e enrolada, somente um desajustado no limite da Terra, Eu"

16 maio 2010

Franca à Restinga.

Olá pessoal, neste domingo foi realizada um tradicional passeio da cidade de Franca a Restinga. Para que não conhece, Restinga é uma cidade bem pequena e vizinha da cidade de Franca, ficam bem próximas, apenas 13Km.
Hoje este passeio estava completando a sua 28º edição, com mais de 40 mil pessoas.
Foram divididas várias turmas, a primeira eram a "turma da elite", valendo medalha e premiação, onde os corredores percorriam os 13Km, no seu melhor tempo.
Logo em seguida, havia a " turma da bike", foi um passeio ciclístico até Restinga. E para terminar a grande multidão da "turma da caminhada".
Ao chegar a cidade muita festa de todos os participantes, com direito de som ao vivo na pequena pracinha da cidade.
Foi um ótimo evento, que estive com a Personew e nossos alunos.
Parabéns para toda galera!!!!

14 maio 2010

Esta galera é fera!

Conheci a pouco tempo aqui em Franca uma turma que não dá mole nos treinos... Todo dia caem na piscina do SESI com muita vontade para treinar. Disse muito mesmo!!! Em média nadam 8-10 mil metros por dia. São comandados pelo técnico Afonso e Walter.
A turma defende o SESI-SP, nas competições de natação, paulistas e regionais.
O atleta mais velho tem apenas 18 anos, o restante do pessoal tem de 12 a 16 anos. São super novos e o mais importante, são muito determinados.

Treino com eles já faz uns 3 mêses, e já senti minha natação melhar. Tudo bem, que meu treino é totalmente diferenciado. Nem dá para nadar tanto sendo triathleta. Mais só de estar no meio da galera, vem sempre uma forcinha para realizar melhor as séries.

Poderia falar em especial de um deles, mais seria injusta, pois todos estão muito bem nos treinos e competições. Mais quero dizer à todos que vocês vão longe!!!! Muita garra, hem!!!!

Fotos: Infelizmente não estão todos da equipe na foto, este dia eu tinha chegado mais cedo para o treino.

11 maio 2010

Olha o frio aí denovo...


No final de semana, estive em Pirassununga para dar um abraço em minha mãe e minha vózinha pelo dias das mães, parabéns a todas as mães!!!

O Clima estava bem agradável, fui nadar, correr, só o pedal que complicou um pouco, pois a frente fria estava chegando. Começou com uma leve chuva no final de semana e domingão a temperatura caiu de vez.

Com a queda da temperatura, algumas alterações no organismo e de comportamento são observadas, como gripes, resfriados e a enorme e tão gostosa preguiça afasta as pessoas que já praticam atividades físicas das academias e impede que outras iniciem.

Mas o que muitas pessoas não sabem é que a interrupção de uma atividade física, principalmente no inverno, fragiliza o organismo, pois a prática regular de exercícios aumenta a resistência orgânica do indivíduo. É necessário mudar esse pensamento de que atividade física só se pratica no verão.


As pessoas que praticam atividades físicas nessa época de inverno podem ter vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, porque os exercícios e as atividades físicas tornam o coração menos vulnerável a doenças.

Com o clima mais frio o corpo irá queimar mais calorias para manter-se aquecido, aumentando seu próprio calor. Desta maneira, pessoas que pretendem eliminar peso podem beneficiar-se com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.
Porém, não podemos generalizar, pois os resultados irão depender da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente da alimentação.

Para nós atletas é mais facil pois já estamos acostumados com o "sofrimento" e temos uma cabeça mais preparada, só que também temos que tomar alguns cuidados no frio:

Um cuidado importante que os atletas devem tomar durante treinamento físico no frio é uma exposição prolongada em tal ambiente. A hipotermia (temperatura corporal central abaixo do normal) é o grande risco que um atleta pode ser acometido. As baixas temperaturas ambientes favorecem a perda de calor corporal e o vento pode exacerbar essa perda. Contudo, a produção de calor corporal durante um exercício físico de moderado a extenuante é suficientemente alta para prevenir a hipotermia.

A água possui uma capacidade térmica muito mais alta que o ar. Se a roupa torna-se úmida em virtude de suor ou de chuva, o risco de hipotermia pode ser drasticamente aumentado, em especial quando o exercício é encerrado e declina a produção de calor metabólico. Quando a roupa torna-se úmida, seu valor isolante fica comprometido e a umidade da pele facilita a perda de calor por condução, convecção e evaporação.

Durante a imersão em água, a transferência de calor por condução e convecção pode ser 70 vezes maior que no ar com a mesma temperatura, dependendo da profundidade da água e da quantidade de superfície corporal imersa. Assim sendo, até mesmo quando as temperaturas da água são relativamente confortáveis (por exemplo 25 a 27 C), os nadadores de longa distância e os triatletas podem perder quantidades consideráveis de calor corporal.

Durante a realização de um treinamento físico em um dia muito frio, o atleta deve levar em consideração alguns aspectos, são eles: antes do alongamento, realizar uma caminhada em ritmo leve a moderado e com movimentação de braços e pernas em vários sentidos por aproximadamente 5 a 10 minutos; após a realização do alongamento e aquecimento, incluir um período inicial na sua corrida com o desenvolvimento de um ritmo um pouco mais leve que nos dias quentes, pois o organismo terá um processo mais gradativo de aquecimento e preparação para o ritmo ideal de corrida do dia; não esquecer da hidratação adequada, pois, em dias quentes fica mais fácil de perceber a necessidade de ingerir líquidos durante a corrida, contudo, durante o frio, a temperatura baixa e o vento podem enganar o corredor; o atleta também deve tomar muito cuidado após o treino, pois sua temperatura abaixará rapidamente e não seria ideal estar vestindo ainda a sua roupa úmida do treino; o alongamento pós treino também é muito importante para evitar contraturas e lesões nos treinos seguintes, contudo, é recomendado que o mesmo seja realizado com o corpo ainda aquecido da corrida.

04 maio 2010

Maceió.





Depois de alguns dias viajando, estou de volta.
Estava em Maceió só na tranquilidade...Quer dizer, nem tanto, não deixei os treinos por completo de lado. Também com aquele calor que faz, e um imenso calçadão de frente ao mar e as praias lindíssimas, não tinha como não dar uma corridinha e umas braçadas.
A bike acabou ficando em Pirassununga, nem tinha como levar, mas para não ficar tanto na saudade, um dia antes da viagem, o treino de bike foi pesado...