28 setembro 2010

Pensamento Positivo.

Você já chegou para treinar, naquele dia de chuva, frio, ou mesmo um dia perfeito, mas você diz que não tá legal, não vai dar certo...

Tenho certeza que já passou por isso, pois eu já passei e muito. Acabava desistindo do treino, indo para casa, ou até dava início ao treino, mas não saia nada como era para sair...

Muitas dessas nossas "desculpas", vem da nossa cabeça. Se chegarmos para o treino e pensarmos, mas pensarmos de verdade...que dará certo aquela série, ela dará.

Um artigo da Revista Super Interessante, descreve muito bem o "Pensamento Positivo". Vocês vão gostar...



O segredo do pensamento positivo

Texto Michele Veronese
Ilustração Carlo Giovani Rossato
Edição Mariana Sgarioni

Pense. Em qualquer coisa. Numa casa, por exemplo. Imagine-a pintada de branco, com janelas azuis e cercada por um terraço com escadas que levam a um jardim. Ali estão margaridas, girassóis e uma árvore frondosa. Nos 10 segundos que você levou para chegar até aqui, uma avalanche de sinais nervosos ocorreu no seu cérebro. No córtex (camada periférica dos hemisférios cerebrais), milhares de neurônios foram acionados e trocaram informações em frações de segundo.

Arquivos de memória foram vasculhados e, sem que você pudesse controlar ou prever, a imagem de uma casa surgiu em sua mente. Por isso, você deve ter sentido um bem-estar, uma vontade de possuir essa casa de verdade. Dentro de nossa caixa craniana ocorrem milhares de outros processos - esse que você acabou de perceber é o que podemos chamar de pensamento positivo, uma idéia que, nas prateleiras das livrarias, vem ganhando contornos de magia.

Basta ter uma atitude otimista para atrair o que deseja. Dinheiro, amor, saúde, sucesso. Tudo. Qualquer coisa pode estar ao seu alcance se você pensar positivamente, com firmeza, dizem os autores de auto-ajuda. "Aquilo em que você mais pensa ou se concentra se manifestará", garante Rhonda Byrne.

Os neurocientistas, por sua vez, concordam que o estado de ânimo pode, sim, influenciar o nosso organismo de várias maneiras. Os hormônios associados ao estresse têm grande influência na consolidação da memória. Ou seja, a idéia de que pensar positivo faz bem não é absurda. "Quando estamos muito estressados, o nível dos hormônios secretados é alto e influencia negativamente esse processo", afirma o neurocientista Martin Cammarota, pesquisador do Centro de Memória da PUC de Porto Alegre.

De acordo com ele, não temos controle total sobre nosso cérebro nem sobre os processos químicos e celulares que ocorrem nele. "O ser humano é uma soma de circunstâncias. Por mais que você pense positivo, seus níveis de colesterol no sangue não vão diminuir somente em conseqüência disso", ressalta. No caso do colesterol, dieta e exercícios são algumas das circunstâncias a ser consideradas.
Texto na íntegra: www.super.abril.com.br

5 comentários:

FREE ATLETA disse...

Irado, mó viagem !!!rs Manda ver nos treinos Aliane. Ahuuuuuuuuu

Júnior_Triatleta disse...

Interessante o texto, o que não podemos é confundir com cansaço, ainda mais nós que trabalhamos no dia a dia e treinamos duas vezes por dia, se está cansado vai descansar, não confundir com preguiça.

Abraços e bons treinos...

Aliane Cruz disse...

Viagem mesmo, mas muito interessante isso...

To com tudo nos treinos Joka...até estou um pouco sumida, pois tá tão corrido...treino+treino+treino...

mas, é isso aí..Vamos lá...

Abraço.Tudo de bom pra você!!!

Aliane Cruz disse...

Você tem razão Júnior. Muitas vezes o cansaço vence a nossa vontade de treinar, ou realizar algo da maneira que deveria ser. Mas estou sentindo na pele algo completamente novo...Sempre quando estava consada, ia descansar...Agora, se estou cansada, não tem conversa, vem mais treinos pesados...sei que não é o correto, mas é a realidade de uma equipe de alto rendimento, pelo menos aqui. Esses dias deu vontade de chorar...Tava morta, mais morta mesmo...cheguei na pista de atletismo arrastada, derrepente, 25x400m, falei para mim mesma, "não vou conseguir", a coléga que estava comigo, me deu mó bronca...ela falou um seguinte..."você mal começou e já se derrotou", putz, fiquei mal comigo, mas encarei o treino todo e saiu, um belo treino...

Vamos lá né...Um grande Abraço...Obrigada pelo comentário.

Bons treinos...

Unknown disse...

Oiee Manaaaa!!!
Que saudades de comentar no blog, nem tenho acesso a internet lá, mas qndo chego em caso, qndo dá tempo manda uns comentários.
Estou com saudades.

Bjooos
Bom fds!

Postar um comentário