28 dezembro 2009

Período de férias



A importância do descanso

Tão importante quanto a alimentação e os treinamentos, o descanso deve fazer parte da vida de qualquer atleta, seja ele amador ou profissional. Mesmo que a empolgação após uma boa prova ou um treinamento produtivo seja grande, é essencial que o atleta saiba dedicar um tempo entre suas atividades para a regeneração.

Para Raul Santo de Oliveira, fisiologista e médico do esporte, “o descanso tem que fazer parte da rotina de todo atleta".

Ganhos fisiológicos
A importância do descanso não está só em “poupar” os músculos, com ele, o atleta ganha em força e velocidade. “O exercício físico é sempre uma agressão ao corpo. Com ele o atleta sofre microlesões e acumula ácido láctico. O repouso permite que o corpo seja realinhado e, assim, há uma supercompensasão, fazendo com que o atleta fique mais forte”, afirma Oliveira.

Como fazer
Quando falamos em descanso a primeira coisa que vem a mente é não fazer nenhum tipo de esforço físico. Porém, para os especialistas, o repouso ativo pode ser, em alguns casos, até mais produtivo do que a pausa total.

“O repouso ativo pode ser feito diminuindo-se a intensidade do treinamento, dando um trote mais leve, até mesmo dentro do treinamento. Uma massagem ou alongamento são bem produtivos ”. “Mas claro que isso depende do nível que o atleta está. Se for um iniciante em corridas a repouso total é também bem-vindo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário