30 dezembro 2009

Treinamento requer PLANEJAMENTO!

Vários temas se constituem, hoje, como fundamentais quando se fala sobre treinamento desportivo. Um deles, que classifico como talvez o mais importante, é o capítulo da "Periodização". Quantas vezes já vimos atletas de excepcional potencial atlético, com grandes perspectivas de carreira, entrar em forma na época de competições menos importantes ou até mesmo em competições preparatórias? Pois bem, este é um dos principais objetivos da Periodização: possibilitar ao atleta marcar seus melhores resultados da temporada nas competições consideradas mais importantes. Para se obter tal resultado, precisamos de um planejamento anual de treinamento dividido em três principais períodos: preparatório, competitivo e de transição.

Para periodizações simples (apenas um pico de forma atlética) em esportes de resistência, o período preparatório é subdividido em duas fases: geral e específico, com características e objetivos diferentes. O período preparatório geral dura em média 16 semanas e tem como principal tarefa desenvolver a resistência aeróbia por meio de métodos contínuos de treinamento, com intensidades moderadas.

Para o período preparatório específico, que também tem média de duração de 16 semanas, trabalhamos resistência aeróbia e resistência específica, utilizando combinações entre método de corrida contínua e intervalada. Neste período será encontrado o mais alto nível de volume do treinamento.

Para o período competitivo, com duração entre 10 e 15 semanas, subdividimos também em duas fases: competitivo e pré-competitivo. No pré-competitivo, estabelecemos competições preparatórias e de menor importância, enquanto no competitivo devemos encontrar a principal competição da temporada. Para essas duas fases, devemos aumentar o trabalho de resistência específica, incrementando sua intensidade, sem descuidar do volume, que necessita estar em níveis elevados para não prejudicar esse desenvolvimento.

Quanto ao importante período de transição, que dura entre 3 e 5 semanas, é o momento em que o atleta precisa se restabelecer dos altos e estressantes índices de fadiga alcançados durante os longos períodos de preparação e competição. Não é correto indicar ao atleta inatividade total, mas, sim, exercícios ou atividades diferentes e em menor freqüência daquela praticada regularmente.

É importante lembrar que atletas mais experientes, com avançada idade de treinamento, suportam perfeitamente opções de periodização dupla, tripla ou múltipla (dois, três ou mais picos de forma atlética).

Vamos lá, comece já a sua periodização, não importa se você é atleta profissional ou não, o importante é você traçar uma meta e tentar atingir da melhor maneira.

Meus treinos já estão prestes a começar!!!

E o seu???



Nenhum comentário:

Postar um comentário